sábado, 10 de janeiro de 2015

LIVRO: Resenha - Fala Sério, Filha! de Thalita Rebouças - Ed. Rocco

“Sabe aquele domingão de sol em que você acorda tarde, lê o jornal calmamente (…) encontra os amigos (…), tira um cochilo e decide se vai ao Maraca ou se vai ver o jogo pela televisão?Esse é um domingo que NÃO existe na vida de um pai. Depois que a gente tem filho, domingo é sinônimo de programa de índio.”

Calma! Ninguém aqui está dizendo que ser pai é chato, às vezes é, às vezes não… Mas como já disse certa vez Vinícius de Moraes:

Filhos… Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?

Agora é a vez dos pais, Ângela Cristina e Armando, serem os protagonistas e dizer um fala sério para as chatices de sua querida filha, Maria de Lurdes, e dizerem “fala, sério“ para festinhas infantis, shows de bandas de talento questionável, namorados de perna cabeluda, desculpas esfarrapadas, a obrigação de esperar os filhos a duas quadras da escola, e muito mais!

É uma delícia de ler, tanto para as crianças e adolescentes, quanto para os pais e professores (sim, os professores que muitas vezes torcem o nariz para a Thalita sem conhecer a obra da escritora carioca), que precisam entender melhor o mundo de seus rebentos e alunos, respectivamente. A narrativa de Thalita Rebouças é leve, divertida, mas nem por isso livre de críticas.


“- O quê?! Ator?! Armand! Com um ator?! Conta! Famoso? Celebridade ou ator de verdade? Aparece em revista e site de fofoca mostrando como faz pra manter o abdômen tanquinho ou faz teatro quando não está na novela?”

São 223 páginas, escrito a partir de crônicas, publicado pelo selo Rocco Jovens Leitores. Apesar dos protagonistas serem os pais, Maria de Lurdes também dá os seus pitacos. A autora conseguiu diferenciar bem os personagens, caindo um pouquinho para o clichê, no qual a mãe é mais melosa e coruja e o pai é mais durão, protetor, mas se torna um babão algumas vezes.

Acompanhamos Maria de Lurdes desde os seis meses até os 21 anos de idade. Como leitora, me identifiquei mais com o Armando, um cara família, porém irônico e super engraçado. Os capítulos narrados por ele, são os mais divertidos.


“Mãe é uma coisa engraçada. Elas não acham que sabem tudo, elas têm certeza de que sabem. Elas não acham que são seres superiores, elas tem certeza.”
E para terminar nosso encontro de hoje, fica a dica de Ângela Cristina, para os papais e mamães:
“A adolescência é um saco, mas passa. Não sei quando, mas passa. Paciência e força, mães do Brasil!”.

Assista o Book Trailer




Visite o site: AQUI 


Fala Sério, Filha! A vingança dos pais
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801020
Edição: 2011
Gênero: Infanto-Juvenil
Páginas: 216
Idioma: Português
Saiba mais: Skoob
Minha avaliação: 5/5
Onde comprar: Amazon Saraiva | Cultura
Obrigada pelas visitas! S2
Me encontre nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Skoob

Para não perder as novidades do Liquidificadorizando é só curtir a fanpage no facebook e acompanhar todas as postagens!


Nenhum comentário: